Eny Schuch
Eny Schuch desenvolveu seu trabalho na interconexão de áreas e linguagens, onde, muitas vezes, a parceria entre diferentes profissionais foi fundamental para a concretização das obras: instalações, videoperformances, direção de vídeo para óperas, objetos e esculturas ou joalheria autoral.
Foi professora de escultura, cerâmica e tecnologia digital no Instituto de Artes (Departamento de Artes Visuais) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, articulando atividades de ensino, pesquisa e extensão de 1994 a 2015.
Em 2012 recebeu o VI Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, na categoria Mídias Tecnológicas pela exposição “Vide”, realizada em 2011 no Museu do Trabalho/ Porto Alegre, decorrente da Bolsa Funarte de Incenivo à Criação Artística/ 2008 com o Projeto “Vídeo-Ojetos e Objetos-Sonoros”. De 2006 a 2010 integrou o grupo A-paralelos (com a participação de Paulo Guimarães como coreógrafo e Fernanda Stein como bailarina) que em 2008 recebeu o II Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, na categoria Mídias Tecnológicas pela video-instalação “Porões A-paralelos” desenvolvida com o grupo na e para a Galeria Porão do Paço Municipal/ Porto Alegre-RS.
